Anda de um lado para o outro, na cama, sem conseguir dormir? Existem vários fatores que podem afetar o sono e entre eles está, sem dúvida, a alimentação, diz Nic Shacklock, especialista da marca britânica Online Bedrooms, ao jornal The Gazette.
Segundo o especialista, muitas pessoas comem alimentos, antes de ir para a cama, sem entender o seu efeito. "A cafeína é óbvia, mas também devemos estar cientes de que alimentos picantes e açucarados também nos afetam", acrescenta.
Leia Também: Para melhorar a saúde do cérebro, é nestes alimentos que deve apostar
É quase impossível evitar estes alimentos, mas é necessário ter estes aspetos em conta e fazer uma alimentação saudável, assim como tentar jantar cedo. "Quando jantamos tarde, não damos ao nosso corpo tempo suficiente para digerir a comida, o que pode levar a um sono desconfortável".
Cinco tipos de alimentos (e bebidas) que lhe podem estar a tirar o sono:
- Bebidas e alimentos com cafeína incluindo café, chá e alguns chocolates;
- Alimentos picantes podem causar indigestão, refluxo e aumentam a temperatura corporal. O melhor é comer isto, pelo menos, quatro horas antes de ir para a cama;
- Comer doces antes de ir para a cama aumenta os níveis de açúcar no sangue que são transformados, naturalmente, em energia, algo que não é necessário durante a noite;
- 'Fast food' também é de evitar à noite porque o corpo demora muito tempo a digerir;
- Álcool não o ajuda a ter um sono mais descansado. Muito pelo contrário. Quem o bebe, regularmente, acorda mais vezes durante a noite.
Leia Também: Alimentos que devem ser banidos do prato de quem tem colesterol alto