Embora tenhamos a tendência de pensar que é no verão que o nosso cabelo mais sofre, a verdade é que no inverno também está exposto a múltiplas agressões externas, suportando mudanças bruscas de temperatura, ressecamento devido ao frio, uso de chapéus e o aumento do uso de ferros ou secadores.
A pensar nisso, Carlos Portinha, chief clinical officer do grupo Insparya, cofundado por Cristiano Ronaldo, partilha em comunicado um conjunto de recomendações que lhe vão permitir manter os cabelos hidratados e protegidos também nesta época do ano.
Leia Também: Sephora. 20 produtos em promoção para combater o desânimo da Blue Monday
Estas são, segundo o especialistas, as quatro dicas fundamentais que não devemos ignorar:
1- Hidratação
As mudanças bruscas de temperatura, o uso de bonés e chapéus, o aumento do uso de placas ou secadores e o frio, fazem com que os cabelos fiquem mais secos, quebradiços, crespos e percam o brilho habitual. Com o objetivo de minimizar estes efeitos, Carlos Portinha afirma que "a hidratação dos cabelos nestes meses frios é essencial, tornando-se necessário o uso de produtos que melhorem a estrutura do cabelo e que ajudem a devolver o brilho".
2- Champô
A escolha do champô é fundamental para evitar o desgaste causado pelo frio, sendo o mais recomendado nesta época do ano usar um champô que seja o mais hidratante e nutritivo possível, de acordo com o tipo de cabelo de cada pessoa.
Leia Também: O corte de cabelo (super descontraído) que está a ser um sucesso
3- Proteção térmica quando utilizamos placas e secadores
Durante o inverno, devido ao frio, usa-se mais secadores, ferros ou placas, e essa utilização excessiva pode deteriorar o cabelo e deixá-lo com aspeto mais baço. Nestes casos, Carlos Portinha recomenda o uso moderado destes elementos, e confirma que "é muito importante manter uma distância segura na hora de usar o secador para não queimar o cabelo, e usar sempre protetores térmicos para proteger o cabelo".
4- Alimentação saudável
Cuidar da nossa alimentação é essencial para manter o corpo saudável por dentro e por fora. Uma alimentação equilibrada, rica em vegetais de folhas verdes como brócolos, espinafres, acelgas, agriões... e ácidos gordos do peixe, fornecem ao nosso organismo ómega 3, vitaminas A e C que ajudam a manter os cabelos naturalmente hidratados e condicionados, evitando a sua quebra e estimulando o seu crescimento.
Leia Também: O 'mistério' acabou. Esta é a única altura em que deve lavar o cabelo