Covid-19. Plasma convalescente reduz risco de morte em imunocomprometidos
Estudo americano mostrou uma redução de 37% da mortalidade.
© Shutterstock
Lifestyle Coronavírus
Uma transfusão de plasma convalescente, uma componente do sangue que contém anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, diminui em quase 40% o risco de morte em imunocomprometidos, afirmam cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, num artigo recentemente publicado na revista JAMA Network Open.
Esta opção chegou a ser estudada no início da pandemia de Covid-19 para transferir anticorpos gerados por uma pessoa saudável, recuperada da infeção pelo coronavírus, para um doente internado. Contudo, os custos elevados, o tempo para realizar o procedimento, sem eficácia comprovada contra doença grave e morte, e o surgimento de novas ferramentas e tratamentos fizeram com que a ideia fosse travada.
Leia Também: "Provavelmente a mais perigosa". Sintomas da variante XBB.1.5
Agora, depois de constatarem que muitos doentes imunocomprometidos não estão a responder às vacinas ou não podem tomar o antiviral Paxlovid, indicado para a fase inicial da doença, em conjunto com os seus fármacos de toma diária, os investigadores resolveram estudar outras possibilidades. Uma análise de nove estudos, que envolveram 2.110 participantes e foram feitos com diferentes metodologias, revela que a transfusão de plasma convalescente reduziu o risco de morte em 37% entre esses doentes.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Epidemiologista chinês desaconselha viagens a quem ainda não teve Covid
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com