O seu intestino é infeliz? Na rede social Instagram, a nutricionista Alexandra Pisco deixa uma mensagem de esperança e partilha três dicas que vão ajudá-lo a cuidar do seu bem-estar intestinal.
Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos
1- Inclua alimentos fermentados
"Atuam como prébióticos [componentes não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, estimulando seletivamente o crescimento e a atividade de uma ou mais bactérias benéficas da microbiota intestinal] e probióticos [microrganismos vivos que, quando administrados em doses adequadas, contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e conferem benefícios à saúde do hospedeiro, de acordo com definição da Food and Agriculture Organization of the United Nations e a Organização Mundial da Saúde]", começa por explicar.
A especialista acrescenta que os alimentos fermentados "contêm bactérias e 'alimento' para as bactérias", sendo "extremamente interessantes para a manutenção de um microbiota intestinal saudável".
Leia Também: Fígado gordo. Sintomas que não pode ignorar (antes que seja tarde demais)
2- Consuma fontes de fibra
"É essencial para uma função intestinal ótima." Como tal, deve optar por cereais integrais e manter uma ingestão adequada de legumes, fruta e sementes.
3- Beba bastante água
A nutricionista lembra que a água "é essencial para um correto funcionamento intestinal". "No geral, recomenda-se um mínimo de 1,5 litros a dois litros de água por dia, salvo exceções muito específicas."
Leia Também: No limite? Pele pode indicar se sofre de condição que pode matar