A Feira de Queijos e Sabores da Beira regressa este ano ao Pavilhão Multiúsos de Tábua, nos dias 4 e 5 de março, com 120 expositores e com confeção de queijo ao vivo, com sal de Cabo Verde.
"A grande novidade é voltarmos ao modelo que tínhamos Tábua de Queijos e Sabores da Beira [...]. Vamos em dois dias promover o melhor que Tábua tem, no âmbito dos produtos endógenos e vamos, digamos assim, reativar o nosso certame", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.
Leia Também: Celorico da Beira volta a ser a capital do queijo Serra da Estrela
O evento, com cerca de 120 expositores, conta com mais de 70 bancas destinadas à venda de produtos endógenos, nomeadamente queijo e enchidos.
"Nesta edição, vamos produzir um queijo ao vivo e vamos pela primeira vez ter o queijo Serra da Estrela feito com o sal do município do Sal, em Cabo Verde", com quem Tábua está geminado, frisou o autarca. Essa confeção da produção de queijo ao vivo decorre no primeiro dia do evento.
Haverá um espaço dedicado à mostra gastronómica e artesanato das freguesias do concelho de Tábua, no distrito de Coimbra, assim como uma zona destinada às artes e ofícios, com o oleiro, vassoureiro, tecedeira, de modo a "alavancar as tradições antigas".
A edição de "Tábua de Queijos e Sabores da Beira" de 2023, além de 'workshops', 'showcookings' animação, um espaço animal e agrícola, terá oficinas infantis, onde os mais novos podem experimentar produzir queijo, pão e enchidos.
O evento conta com a presença de produtores locais que, para além de queijo, vendem também mel, azeite, pão, hortícolas e frutícolas.
No Pavilhão Multiusos de Tábua haverá também a venda de vinho do Dão e uma prova de vinho do Douro, no dia 05 de março.
No âmbito deste evento decorre o concurso Rainha das Vindimas de Tábua 2023 no dia 05 de março.
A Feira de Queijos e Sabores da Beira tem como objetivo "dar a conhecer os produtos endógenos de Tábua", assim como "escoar e vender os produtos", sejam eles o azeite, o queijo, o mel, o vinho e enchidos, numa lógica de promover a "economia do mundo rural" sublinhou Ricardo Cruz.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tábua, o certame conta com um investimento de cerca de 35 mil euros.
Leia Também: Tem cinco horas para comer todas as sopas que quiser neste festival