Se está a tentar perder os quilinhos a mais talvez seja melhor começar a fazer exercício logo de manhã. É que, segundo um novo estudo, feito na Suécia, e disponibilizado na Proceedings of the National Academy of Sciences, revista científica, é a melhor forma de emagrecer.
Trata-se de uma investigação onde se analisaram ratos, mas os cientistas acreditam que as conclusões podem ser importantes para os humanos, explicam os investigadores, citados no jornal DailyMail.
Leia Também: Oito exercícios super fáceis para dizer adeus aos quilinhos a mais
Mais concretamente, os cientistas estudaram os processos biológicos em ratos que foram obrigados a correr de manhã ou à noite. No geral, os que fizeram exercício na sua fase ativa inicial, o correspondente à manhã entre os humanos, tinham um metabolismo mais ativo.
Além disso, concluíram que os genes envolvidos na quebra de gordura e na termogénese (produção de calor) estavam mais ativos nos ratos que faziam exercício de manhã, sugerindo que tiveram um efeito maior na taxa metabólica.
Processo que transforma os alimentos em energia e dita quantas calorias se queimam por dia. Por isso, indivíduos com uma taxa maior conseguem emagrecer mais facilmente, dizem os investigadores.
Com estes resultados, a equipa espera contribuir para a criação de planos de exercícios mais eficazes, especialmente para indivíduos com diabetes tipo 2 e obesidade.
Leia Também: Casal que treina junto, fica junto. Eis cinco sugestões originais