"As pessoas com diabetes podem comer de tudo, desde que seja na quantidade e horário corretos. A alimentação precisa apenas ser saudável, como deveria ser a alimentação de todas as pessoas", afirma a nutricionista Cynara Oliveira, do Hospital Santa Lúcia, no Brasil, ao jornal Metrópoles.
A pensar nisso, a especialista recomenda cinco opções para estes doentes tiverem desejos por doces:
Leia Também: Os quatros alimentos que deve ter sempre em casa. São bons para o cérebro
1- Chocolate amargo
É composto de, pelo menos, 70% de cacau, que é fonte de triptofano, um aminoácido percursor da serotonina, (um neurotransmissor que regula o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas. "O chocolate amargo é uma ótima opção para matar a vontade de comer doces. O doente diabético deve, no entanto, estar sempre atento à lista de ingredientes para não ser enganado. O cacau tem de ser o primeiro ingrediente da lista", alerta a nutricionista.
2- Frutas com baixo índice glicémico
Mamão, morango, abacate e abacaxi são algumas das melhores frutas para pessoas com diabetes.
Leia Também: Evite ao máximo o consumo destes alimentos para controlar doença dolorosa
3- Gelado caseiro
Ao fazê-lo em casa, conseguirá ter uma maior noção do está a comer. Nesta versão mais saudável de gelado pode incluir frutas, iogurte natural congelado e substitutos para o açúcar.
4- Gelados de pauzinhos de frutas sem açúcar
Deve optar por frutas de menor índice glicémico, como o morango, cereja e kiwi, e usar as cascas na preparação desta gulodice.
5- Pera
Uma pera de tamanho médio tem 17 gramas de açúcar. É uma fruta bastante doce, mas possui um baixo índice glicémico, pelo que é indicado para estes doentes.
Leia Também: Cuidado com estes cinco alimentos (não são o que parecem)