Um novo estudo da Icahn School of Medicine, nos Estados Unidos, concluiu que a vacinação contra a Covid-19 diminui o risco de doenças cardiovasculares. A investigação foi publicada no Journal of the American College of Cardiology a 20 de fevereiro.
Segundo o estudo, a inoculação está associada a menos casos de ataques cardíacos, AVC e outros problemas cardiovasculares em comparação com pessoas infetadas com Covid-19 sem a vacinação.
Leia Também: Covid longa. Exercício pode ajudar no alívio dos sintomas, diz estudo
A investigação analisou dados de quase dois milhões de pacientes nos Estados Unidos. "Procurámos esclarecer o impacto da vacinação anterior em eventos cardiovasculares entre pessoas com Covid-19 e descobrimos que, particularmente entre aqueles com comorbidades, há uma associação a um menor risco de complicações", refere Girish N. Nadkarni, um dos autores do estudo.
"Para nossa surpresa, mesmo a vacinação parcial foi também associada a um menor risco de eventos cardiovasculares adversos", adianta Joy Jiang, outra das autoras da investigação.
Apesar dos resultados do estudo, referem que são precisos mais ensaios para perceber o real impacto da vacinação neste tipo de patologias.
Leia Também: Doentes oncológicos estão em maior risco de ter Covid longa