É verdade, a adolescência é uma fase complicada, em que os sentimentos parecem ser mais intensos. Por isso, alguns pais acham mais difícil comunicar com os filhos nesta altura, especialmente quando o assunto são namoros e romance. Felizmente, a psicóloga Catarina Lucas partilhou três dicas, em comunicado, que podem ajudar.
Leia Também: As perguntas que deve mesmo fazer antes de ir viver com o seu parceiro
Ter um diálogo aberto. "Quando encoraja conversas em família sobre sentimentos e emoções, promove uma maior compreensão e harmonia entre todos, dando abertura ao jovem para desabafar quando assim o entender."
Confiar. "Estabeleça limites e aposte na confiança na relação entre pai/mãe e filho(a). Um namoro na adolescência pode gerar apreensão nos pais, mas tem de confiar na educação e nos valores que transmitiu."
Não proibir. "Se abordar o assunto de forma dura e quiser impor regras restritivas, obterá a reação contrária à desejada e corre o risco de prejudicar o relacionamento com o adolescente."
Segundo a psicóloga, estas "três dicas são essenciais para dar liberdade e espaço ao/à filho(a) para lidar com o lado emocional". Contudo, não significam "soltar as rédeas e permitir que façam o que quiserem, pois é possível dar liberdade e, ao mesmo tempo, impor regras e limites".
Leia Também: Dormir bem durante a adolescência pode ajudar a prevenir doença crónica