Segundo um estudo da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, dormir em condições para fazer com que aumente até cinco anos a esperança de vida. Para isso, só precisa de seguir algumas dicas.
"Se as pessoas seguirem estes comportamentos de sono, é provável que vivam mais”" revela Frank Qian, um dos co-autores do estudo. "Se pudermos melhorar o sono em geral, e identificar os distúrbios, poderemos prevenir parte dessa mortalidade prematura", continua.
A investigação explica que os homens que seguirem certos hábitos podem acrescentar cinco anos à expectativa de vida. No caso de uma mulher, o aumento chega aos 2,5 anos.
Leia Também: Antes de ir para a cama beba este 'milkshake'. Não lhe vai tirar o sono
Um dos hábitos que deve ter passa por dormir entre sete a oito horas por dia. Não deve também acordar durante a noite e conseguir um sono descansado pelo menos durante cinco dias por semana. O estudo aponta também que devem ser evitados comprimidos para dormir.
Outras dicas passam por se deitar e acordar sempre às mesmas horas, mesmo ao fim de semana e feriados; evitar estar perto de ruídos de máquinas; evitar beber antes de dormir; e ainda fazer meditação.
"Não estamos a falar apenas de qualidade e quantidade de sono, mas de regularidade, de ter o mesmo sono noite após noite", explica o especialista em sono Raj Dasgupta.
Leia Também: Maus hábitos de sono podem aumentar risco de 'assassino silencioso'