Segundo um novo estudo, fazer uma alimentação baixa em carboidratos, mas rica em gorduras, semelhante à dieta keto, pode aumentar os níveis de colesterol "mau" e aumentar risco de eventos cardiovasculares, como artérias bloqueadas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Trata-se de uma investigação que ainda não foi submetida a revisão de pares, mas já foi apresentada, este fim de semana, durante uma conferência focada na saúde do coração, nos Estados Unidos.
Leia Também: O tipo de iogurte que faz frente ao colesterol perigosamente elevado
Os investigadores, citados na CNN internacional, definiram que uma dieta com poucos carboidratos e rica gordura, é uma em que 45% do total de calorias diárias são provenientes de gordura, já 25% são provenientes de carboidratos. Para o estudo foram comparados 305 indivíduos, acompanhados ao longo de uma década, que faziam uma alimentação deste género, com cerca de 1.200 pessoas que faziam uma dieta 'normal'.
Assim, concluíram que "após uma média de 11,8 anos de acompanhamento - e após o ajuste para outros fatores de risco para doenças cardíacas, como diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo - as pessoas que faziam este tipo de dieta tiveram um risco duas vezes maior de sofrer vários eventos cardiovasculares", explicam os cientistas.
Leia Também: Pessoas que comem estes alimentos podem estar mais em risco de