Sintomas da doença respiratória que levou Lewis Capaldi a adiar concertos

Se não for devidamente tratada, pode progredir para estados incapacitantes e de maior gravidade.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/03/2023 17:00 ‧ 07/03/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

A bronquite é um processo de inflamação dos brônquios, as principais vias aéreas dos pulmões, e provoca o seu estreitamento, dificultando a respiração. Pode ser causada por vírus ou bactérias, bem como pelo consumo de tabaco ou pela inalação de pó e agentes poluentes.

Leia Também: O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol

Este foi o diagnóstico recebido pelo cantor Lewis Capaldi, obrigado a cancelar dois concertos em Milão e Zurique, que estavam agendados para os próximos dias. Capaldi vinha a interromper os seus concertos devido à infeção nos pulmões. O artista foi aconselhado a descansar a voz durante três dias. 

Segundo a rede de saúde CUF, "a principal manifestação da bronquite é a tosse, que vai evoluindo de sazonal para constante, tornando-se mucopurulenta cada vez com maior frequência". Os doentes também se queixam de falta de ar, dor no peito, bem como dores de garganta, corrimento nasal, cefaleias, dores musculares e fadiga.

Leia Também: Corra para o supermercado. Três alimentos baratos que atacam o colesterol

Já a febre "não é comum e deve fazer pensar num quadro de pneumonia ou outra de infeção". "A maioria dos casos não requer o uso de antibióticos para tratamento da bronquite aguda" e "só serão importantes no caso de ser confirmada uma infeção bacteriana.

A ingestão de líquidos em abundância, o uso de inaladores (no caso da asma), repouso, recurso a aspirina ou acetaminofeno se existir febre e a criação de uma atmosfera húmida são medidas importantes para o tratamento. "Pode ser útil o recurso a medicamentos que ajudam a dissolver o muco da expetoração mas é importante recorrer a eles apenas sob recomendação médica", diz a CUF.

Mais: "É fundamental não fumar, evitar o fumo passivo e a poluição e lavar as mãos com frequência para evitar a transmissão de vírus ou outros agentes infecciosos".

Leia Também: Cancro. Sinal de alerta no andar pode surgir anos antes do diagnóstico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas