É possível que um medicamento para a diabetes ajude a reduzir, significativamente, o risco de Covid longa, condição que afeta milhões, em todo o mundo, sugere um novo estudo, disponibilizado na The Lancet, revista científica. Quando usado durante a infeção o risco reduz em 42%, acrescentam os cientistas, citados no jornal DailyMail.
Aliás, mais especificamente, os investigadores acreditam que o fármaco, chamado metformina, consegue suprimir a replicação de células infetadas no corpo, reduzindo o stress oxidativo e a inflamação, fatores que estão associados ao desenvolvimento de Covid longa.
Leia Também: Covid longa aumenta mesmo o risco de morte? Novo estudo responde
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores recrutaram 1.125 indivíduos que tinham, recentemente, testado positivo para Covid-19 e relataram sintomas. Foram acompanhados ao longo de nove meses e alguns tomaram o medicamento, outros ficaram um placebo e os restantes serviram como grupo de controlo.
Apenas 6% do grupo que tomou metformina foi diagnosticado com Covid longa. Já entre o grupo placebo a percentagem aumentou para 10,6%. Realçando uma diferença de 42%.
Além disto, os investigadores descobriram que ao tomar o medicamento menos de quatro dias após o início de sintomas, o risco de desenvolver esta condição diminuiu em mais de 50%.
Leia Também: Pare de acreditar nestes mitos sobre a Covid longa