Existem cada vez mais preocupações com a conservação de alimentos. Isto faz com que apareçam novos truques e dicas que facilmente se tornam virais nas redes sociais. Entre as mais recentes, está uma onde se ensina a guardar os abacates, cortados ao meio, em água, algo que é capaz de ter um efeito secundário muito incómodo.
De acordo com os vídeos partilhados, e citados no jornal DailyMail, fazer isto desacelera o processo de oxidação, impedindo que a fruta amadureça demasiado rápido e fique estragada.
Leia Também: Descascar batatas vai ser muito mais fácil e rápido se seguir estas dicas
É algo que se comprava, no entanto, também é uma ótima forma de fazer com que o fruto acumule mais bactérias prejudiciais, como listeria e salmonela, e as estimule. Ao consumir ambas é possível que fique doente e com sintomas incómodos como diarreia.
Duane Mellor, um dietista contactado pelo jornal, também não aconselha experimentar o truque. Já que ao guardar os abacates em água, está a estimular bactérias que já existem "inofensivamente na casca da fruta". O nutricionista Toby King concorda e diz que lavar a casca antes de os guardar não faz diferença.
Se quiser mesmo manter os abacates frescos durante mais tempo, o melhor é envolvê-los em filme plástico, manter o caroço dentro da fruta ou armazená-los com cebolas picadas, dizem os especialistas.
Leia Também: Os vegetais que tem em casa vão durar mais tempo se fizer 'isto'