Se não escolher as técnicas certas alguns vegetais perdem muitos nutrientes, fibras e minerais enquanto cozinha. Felizmente, Benjamin Bowers, especialista em nutrição, falou com o jornal Dublin Live e tem alguns conselhos.
A primeira coisa a fazer é lavar todos os vegetais antes de começar a cortar em pedaços. Assim, vai garantir que é "apenas a terra que desce pelo ralo e não os nutrientes", explica.
Leia Também: Alzheimer. Risco diminui se comer estes vegetais? Novo estudo responde
"Outra forma de preservar os nutrientes é cortá-los em pedaços maiores." Por exemplo, os pimentos, ricos em vitamina C, assim que entram em contacto com o ar começam a oxidar. Por isso, se cortar em pedaços maiores, menos nutrientes se perdem. Isto significa que também é importante cozinhar tudo assim que estiver pronto e evitar a oxidação.
Também aconselha a comprar vegetais frescos ou congelados inteiros. Comprar já cortados em sacos não é uma ótima ideia já que perderam muitos nutrientes no processo.
Ao cozer é importante que não os 'afogue' em água. Já que ferver vegetais, em demasiada água, é capaz de fazer com que os vegetais percam nutrientes, aliás durante o processo alguns até perdem 50% de seu conteúdo de vitamina C. Se conseguir, o melhor é cozer ao vapor ou assar os vegetais, aconselha.
Leia Também: Quatro formas de comer mais vegetais (sem ser um castigo)