Páscoa é sinónimo de celebração e convívios e é também a altura do ano em que os doces deixam de servir apenas para satisfazer os mais gulosos e se tornam uma forma de demonstrar carinho e afeto. Contudo, depois dos ovos, amêndoas e folares, é preciso não esquecer a saúde oral que acaba por vezes descurada nestas épocas.
A pensar nisso, a Impress sugere, em comunicado, algumas alternativas para aproveitar a Páscoa e a respeitar as tradições, protegendo a saúde oral.
Leia Também: A fruta que devia estar a comer mais vezes (faz toda a diferença na pele)
1- Frutas frescas
Nesta Páscoa, aos chocolates e doces açucarados, pode juntar-se fruta fresca da época, como morangos, uvas, bananas, e a doces ou sobremesas feitas com estas frutas com o formato de coelho ou ovo para os tornar mais temáticos.
2- Sobremesas caseiras
Apesar de ser mais fácil comprar sobremesas “prontas a comer”, uma das soluções para proteger a saúde dos dentes pode ser fazer as sobremesas em casa, recorrendo a ingredientes mais saudáveis. Entre as opções existe por exemplo o bolo de cenoura com cobertura de creme de queijo ou até torta de maçã sem açúcar refinado.
3- Chocolate negro
Para quem não consegue abdicar do chocolate nesta época do ano, a Impress sugere optar por chocolate negro. Este tipo de chocolate tem menos açúcar e é rico em antioxidantes. O ideal será escolher um com pelo menos 70% de cacau.
Leia Também: Colesterol alto? Os cinco melhores alimentos para comer ao pequeno-almoço
4- Pipocas
Apesar de não fazerem parte da tradicional lista da Páscoa, pipocas podem ser uma opção diferente e divertida para sobremesa, principalmente se forem servidas em espetada e adoçadas com chocolate negro derretido – como fondue.
5- Frutos secos
Ricos em nutrientes, os frutos secos podem ser uma opção saudável para decorar (e adoçar) a mesa de Páscoa. Para tal pode ser preparada, por exemplo, uma bandeja de nozes, castanhas, passas, entre outros, para oferecer aos convidados.
Leia Também: O truque de uma nutricionista para cozer bacalhau na perfeição