Não há perigo quando o cão ingere ração de gato pontualmente. No entanto, "as dietas estão formuladas de acordo com exigências nutricionais e fisiológicas de cada espécie", pode ler-se no blogue da Barkyn. Como tal, "cada cão deverá comer uma ração de boa qualidade e personalizada. Os gatos idem, não devendo haver misturas".
Não foi a tempo de evitar que o cão comesse a comida do gato? Não desespere. Para que isso não volte a acontecer, deve colocar a taça da ração do felino num sítio elevado, ou seja, em cima de uma mesa ou móvel. "Assim o patudo não chega e o gato devido à sua agilidade não terá dificuldade em comer."
Leia Também: O leitor perguntou: Cães podem tomar banho depois de comer?
Não estranhe se o seu cão apresentar alterações gastrointestinais como vómitos e diarreia. É o organismo do patudo a reagir a uma dieta diferente do habitual. "Além disso, o elevado teor proteico das rações felinas, pode provocar danos renais ou hepáticos nos cães", diz a Barkyn.
Ainda assim, de forma geral, não será necessário levá-lo a um veterinário. Por outro lado, caso as alterações gastrointestinais persistam deverá ser consultado para ajudar a restabelecer a flora intestinal normal.
Leia Também: Se tem amor pelo seu patudo, não lhe dê estes alimentos. Podem ser fatais