Sim, é verdade, nem todos os alimentos o deixam saciado. Porquê? Não têm muita fibra, nutriente que ajuda a controlar a fome, explica uma dietista no jornal DailyMail. Para o ajudar a entender isto a especialista enumerou três alimentos que são um ótimo exemplo disto.
Leia Também: 'Noite em claro'? Estes alimentos básicos vão ajudá-lo a ter energia
Pão branco é considerado um dos alimentos menos saudáveis e, claro, entra na lista de Nichola Ludlam-Raine, uma dietista.
Tem cerca de uma grama de fibra, em cada fatia, o que não é ideal, e uma alta pontuação de índice glicémico, capaz de provocar falhas na energia e fazer com que tenha fome.
Se quiser mesmo comer este tipo de pão coloque uma manteiga de frutos secos ou abacate porque ajudam a equilibrar.
Batatas fritas também são mencionadas já que não têm muita fibra e, no geral, têm muito sal. Aliás, a especialista menciona que uma dose do McDonald's, cadeia de fast food, tem cerca de 0,62 gramas de sal.
Além disso, menciona que alguns estudos já sugeriram que, em vez de aumentar a sede, comer muito sal aumenta a sensação de fome. Quando se fala de batatas cozidas ou assadas o cenário é diferente.
Leia Também: Cinco alimentos que uma nutricionista nunca come ao pequeno-almoço
A lista termina com iogurte magro. Parece algo saudável, no entanto, como forma de substituir as gorduras naturais do iogurte, os fabricantes tendem a adicionar açúcar e adoçantes, uma forma de melhorar o sabor. Comer muito açúcar é capaz de aumentar a sensação de fome e os adoçantes já foram associados a comer em excesso.
Além disso, um estudo, disponibilizado na revista Physiology & Behavior, sugeriu que mastigar ajuda a que não sinta tanta fome, algo que não se aplica aos iogurtes. Para continuar a comer iogurtes deste género tem de lhes adicionar fontes de proteína saudáveis como frutos secos ou sementes.
Leia Também: Para reduzir o risco de artrite, é nestes alimentos que deve apostar