Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, afirmou, em declarações ao Daily Express, que a forma como nos sentimos ao acordar pode ser um importante sinal de alerta que jamais deve ignorar.
A especialista indica que os tumores cerebrais costumam provocar dores de cabeça que são mais agudas de manhã. "Quando estamos deitado na cama durante a noite, o líquido cefalorraquidiano acumula-se no cérebro, porque o tumor está a bloquear a sua natural circulação", explica, sublinhando que esta dor de de cabeça "tende a melhorar ao longo do dia".
Leia Também: O que revelam as fezes sobre a sua saúde. Os sinais que devem preocupá-lo
Um estudo publicado na revista Neurology, citado pelo Daily Express, revela que cerca de 77% dos doentes com cancro do cérebro sofrem de cefaleia de tensão, em que a dor é bilateral e, além da cabeça, pode atingir a região do pescoço.
Já a tosse, um dos principais sintomas de cancro do pulmão, é o segundo sinal a que deve prestar atenção. "A tosse é um reflexo para proteger os organismos infeciosos de entrarem nos pulmões. (...) No cancro do pulmão, o tumor pode estar a bloquear parcialmente as vias respiratórias e a reter o muco durante a noite", aponta Deborah Lee.
A especialista é perentória: se a tosse não passar em três semanas, deve consultar um médico.
Leia Também: Comece a comer mais vezes estas duas (super) frutas. A sua saúde agradece