Devo regar mais as plantas no verão? A que horas? E como faço nas férias?

Perguntámos tudo a um especialista. André Mota, da loja Plantome, revela todos os cuidados que deve ter durante o período mais quente do ano.

Notícia

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
05/07/2023 08:40 ‧ 05/07/2023 por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Entrevista

O verão pode ser uma altura crítica para as plantas que tem em casa. Mais calor pode significar mais cuidados que por vezes deixa passar e só se lembra quando vê as plantas totalmente secas e com as folhas caídas.

O Lifestyle ao Minuto falou com André Mota, da loja Plantome, em Lisboa, que revela tudo o que deve fazer nesta estação do ano mais quente para manter as suas plantas sempre saudáveis.

Regar mais e em maior quantidade é uma prioridade. Depois, é importante conhecer as espécies que tem em casa para saber quando é que precisam de água. "Muitas ficam com as folhas com um aspeto acastanhado e seco. Noutras espécies as folhas começam a enrolar-se", explica André Mota.

E no caso clássico de ir de férias e deixar a tarefa de regar a uma vizinha ou amigo? Não basta dar a chave. Dê ainda algumas indicações, avisa André. "Poderá ser boa ideia explicar quais são as plantas que precisam de mais água e as que precisam de menos."

Notícias ao Minuto André Mora é um dos responsáveis pela loja Plantome© Plantome  

Se não tiver ninguém para cuidar das suas plantas, não se preocupe que há solução. André Mota revela também "um tratamento de choque" para o caso de voltar de férias e encontrar plantas em mau estado.

Já estamos no verão, uma altura de maior calor e temperaturas mais elevadas. Durante esta altura, é necessário regar mais as plantas?

Sem dúvida. Com o calor, a água que damos às nossas plantas vai evaporar rapidamente, portanto, precisamos de aumentar a frequência da rega e um pouco a quantidade também, para garantir que não secam.

E qual é a quantidade ideal de água que devemos dar às plantas?

A quantidade em si depende de cada espécie, e, por isso, é sempre importante conhecermos as espécies que temos e estudar um pouco as suas necessidades. Há plantas que precisam de ter o substrato, o que normalmente chamamos de 'terra', sempre húmido. Outras preferem que o substrato seque entre as regas. A melhor forma de controlarmos é indo tocar com o dedo na terra e ver a humidade. Eventualmente, com essa experiência, ficamos a perceber qual é a frequência e quantidade ideais.

Como é que se percebe que uma planta precisa de água? Quais são os principais sinais?

Geralmente, as folhas são um ótimo indicador. Muitas espécies ficam com as folhas com um aspeto acastanhado e seco. Noutras espécies as folhas começam a enrolar-se, como forma de se protegerem contra a evaporação de água. Nesse caso, em vez de estarem abertas e expostas ao sol, fecham-se tentando reter a água. 

Idealmente devemos regar as nossas plantas ao final do dia

É importante, nesta altura do verão, ter atenção à hora a que se faz a rega? Qual é a melhor e a pior?

Idealmente devemos regar as nossas plantas ao final do dia, quando as temperaturas estão a baixar. Se regarmos no pico do calor, é provável que grande parte da água evapore antes de a planta a absorver. À noite, também não é o mais aconselhado porque a capacidade de absorção diminui.

É importante hidratar também as folhas, ainda mais nesta altura? Como é que se deve fazer sem danificar?

A pulverização de folhas é sobretudo importante para plantas de origem tropical, locais em que a temperatura é alta mas sempre com grande humidade. No verão, temos temperaturas quentes, como elas gostam, mas o ar é muito seco, portanto, precisamos de compensar isso e pulverizar as suas folhas com um borrifador. É muito simples e rápido.

Leia Também: Dez plantas que ajudam a manter os mosquitos longe do seu jardim

No caso de plantas que gostem de sol direto, devem ser colocadas noutras zonas da casa no verão para não terem tanta exposição?

Não obrigatoriamente. Se falamos de uma espécie que gosta de sol direto podemos deixá-la no mesmo local, mas temos de ter a atenção de aumentar a rega para evitar que esta morra de sede.

É importante ter em conta as zonas da casa que sejam mais húmidas ou mais secas e quentes?

Sem dúvida. É importante conhecermos as condições de luz e humidade da nossa casa e escolhermos o local mais indicado às necessidades de cada planta. E esta perceção muitas vezes não é imediata, às vezes precisamos de ir trocando as plantas de sítio até encontrarmos o local onde elas se dão mesmo bem. 

Se uma pessoa estiver de férias e não conseguir ninguém para cuidar das suas plantas, durante uma ou duas semanas, que cuidados deve ter antes de sair de casa?

Antes de irmos de férias, devemos regar todas as plantas em maior quantidade do que o habitual, para garantir que o substrato fica húmido o maior tempo possível. Atenção para que ele não fique encharcado, mas sim muito húmido. Devemos também juntar as plantas próximas umas das outras, numa divisão fresca da casa, para que a humidade seja mais conservada. Existem, depois, também algumas engenhocas, como as bolhas de auto-rega, que vão pingando gotas à medida que o substrato seca, mas nem sempre funcionam em longos períodos de tempo. O melhor mesmo é pedir a um amigo que vá lá a casa e nos regue as plantas.

E nesse caso, o que deve ser dito à pessoa para não danificar as plantas?

Caso seja uma pessoa que não esteja habituada a cuidar de plantas, poderá ser boa ideia explicar quais são as que precisam de mais água, e as que precisam de menos, para que elas recebam a quantidade a que estão habituadas.

Já no caso de chegar a casa, depois das férias, e perceber que a planta ficou com falta de água ou sol, que está visivelmente com 'má cara', quais são os passos a tomar para evitar perdê-la?

Podemos começar por remover as folhas mortas, para que a planta se foque em recuperar nas suas zonas vivas. Depois, devemos colocá-la num sítio bem iluminado, mas sem sol direto. No caso de seca, por vezes, é mesmo preciso fazer um tratamento de choque e encharcar a planta em água e deixá-la escorrer e absorver o máximo de água possível, para que possa recuperar do tempo de seca.

No verão, é importante fertilizar as plantas uma vez a cada 15 dias

Apostar em fertilizantes nesta altura de maior calor, pode ser uma boa solução?

Na altura da primavera e verão, é importante fertilizarmos as nossas plantas uma vez de 15 em 15 dias. Isso vai dar-lhes mais nutrientes para conseguirem crescer de forma saudável.

Este é um bom momento para comprar plantas novas para a casa? 

Qualquer altura do ano é uma boa altura. Há plantas que ficam especialmente bonitas no inverno, outras na primavera, outras no verão. Depende muito dos gostos. Temos só de ter atenção para, no caso de irmos de férias, seguirmos todos os passos para garantir que nada lhes falte enquanto estamos fora.

Quais são as plantas que precisam de maiores cuidados durante o verão?

É o caso dos Bonsais, que devem ser regados diariamente, e outras espécies como as Calatheas, que não só gostam de bastante água, como preferem água destilada ou da chuva, porque não lidam muito bem com os minerais da água da torneira. 

Se uma planta precisar de trocar de vaso, esta altura de calor pode prejudicar essa troca?

Devemos evitar fazê-lo no verão porque a planta, à partida, está em crescimento exponencial e durante o processo de transplantação poderemos magoá-la e condicionar assim o seu crescimento e desenvolvimento saudável. As melhores alturas para trocar de vaso são as meias estações. 

E já que falamos de vasos, existem alguns mais adequados para o tempo quente?

Vasos de barro não vidrados são mais resistentes às mudanças de temperatura, por exemplo. Não aquecem tanto ao sol e retêm melhor a humidade do que um vaso de metal ou plástico. O barro sempre foi muito usado na agricultura precisamente para manter a água fresca e fornecer água ao solo de forma controlada nos meses quentes. 

Para quem não tem grande paciência, ou é algo distraído, que plantas deve ter nesta altura de calor e quiser dar um novo ar à casa?

O ideal são plantas como as Sansevierias ou as Zamioculcas. São plantas muito bonitas, intemporais e que precisam de pouca água e pouca luz. 

Dormir com plantas no quarto no verão pode ser prejudicial, ou é um mito sem sentido?

É sem dúvida um mito. É certo que durante a noite as plantas consomem oxigénio e é essa a base da teoria. Porém, a quantidade de oxigénio que consomem é minúscula, muito menor do que a quantidade consumida por uma pessoa. Se assim fosse, nunca podíamos partilhar quarto com alguém ou com o nosso animal de estimação. É ótimo ter plantas no quarto, não há motivos para preocupação, pelo contrário. Traz uma sensação de tranquilidade que recomendo.

Leia Também: Plantas que decoram a casa e afastam os insetos teimosos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas