São sempre aquelas questões que surgem na altura de escolher o que levar a um casamento. Fica mal ir de preto? E de branco? Será que tira protagonismo à noiva? Tal como estas, existem outras regras que devem ser seguidas neste tipo de cerimónias.
O Lifestyle ao Minuto falou com Vasco Ribeiro, especialista em etiqueta e protocolo. O autor do livro 'Etiqueta Moderna - O Manual das Novas Boas Maneiras' explicou algumas das regras que deve ter em conta quando vai ou organiza um casamento. Saiba tudo.
'Wedding dress code' dos convidados
"Longe vão os tempos em que o preto era considerada cor proibida pelos convidados", começa por dizer Vasco Ribeiro, revelando que existem algumas situações em que pode ser aceite. "Caso seja uma peça elegante, distinta e pouco excêntrica, desde que os noivos não se importem". E o branco? "Continua a ser uma cor proibida pelas convidadas, para que não retirem o simbolismo da noiva", sentencia.
'Wedding dress code' dos noivos
Será que a noiva tem de ir sempre de branco? "O branco deixou de ser cor obrigatória e única. O mesmo acontece com o véu, os sapatos e buquê." E no que diz respeito ao noivo? "Mantém-se um estilo mais clássico, nalguns casos com alguma desconstrução do tradicional para um registo 'cool & chic'." Já os acessórios podem ter alguma variação.
Vasco Ribeiro é especialista em etiqueta e protocolo© Vasco Ribeiro
A chegada à cerimónia
"Chegue preferencialmente com cerca de 15 minutos de antecedência em relação à hora marcada. Caso chegue depois da hora, não evidencie em demasia a sua entrada, procure sentar-se assim que houver um lugar disponível ao fundo", explica Vasco Ribeiro.
Leia Também: Há novidades (na Mango) para vestir os miúdos a rigor durante o verão
A chegada ao copo de água
"Os noivos deverão ser os últimos a chegar e com anúncio prévio poucos momentos antes. Não descure a escolha do serviço de catering, nem o momento do corte do bolo dos noivos."
Os presentes de casamento
Vasco Ribeiro partilha que os padrinhos são quem deve ficar responsável pela lista de presentes. "Em último caso, essa tarefa pode também ser entregue aos pais dos noivos. Se estiver indeciso no tipo de prenda, deve entrar em contacto com os padrinhos ou com os pais dos noivos."
Em relação ao valor, existe uma regra de etiqueta a seguir? "Quanto maior, mais antiga e direta for a relação com os noivos, maior deverá ser o valor do presente."
E se não for ao casamento, não é preciso dar prenda, certo? Não é bem assim. "Caso surja um imprevisto e não possa comparecer no casamento, não deixe, ainda assim, de enviar um presente simbólico aos noivos demonstrando a sua felicidade pelo momento deles."
O prazo para enviar os convites
"O prazo ideal para fazer o convite é três meses antes da data de casamento. Já o prazo mínimo é um mês de antecedência. O prazo máximo é seis meses”, refere Vasco Ribeiro.
Leia Também: Barbie x Aldo. Esta coleção vai conquistar todos os fãs da icónica boneca