Durante os meses de calor as plantas merecem ainda mais atenção. Por isso, antes das temperaturas ficarem demasiado altas, tem de regar todas profundamente, como precaução, explica Fern Berg, especialista em jardinagem, no BestLife.
Então, "a melhor forma de o fazer é colocar a planta numa taça ou num lavatório com água (ou mesmo numa banheira, se as plantas forem grandes) e deixar que absorvam a água durante vários minutos através dos orifícios de drenagem do vaso", aconselha.
Leia Também: Plantas que decoram a casa e afastam os insetos teimosos
Esteja atento e garanta que o solo não fica demasiado saturado. Depois faça uma pausa e deixe que a planta repouse e liberte a água a mais antes de voltar ao seu lugar normal. Dale Williams, fundador da Bloom'd Florist em Melbourne, Austrália, concorda e diz que "a rega profunda é a 'chave' para a sobrevivência no verão".
Esta "rega em profundidade favorece o desenvolvimento das raízes e melhora a resistência das plantas ao stress térmico. Para garantir que as raízes têm tempo suficiente para absorver a água e evitar a secagem excessiva, regue as plantas em profundidade, mas com menos regularidade", explica.
Leia Também: Devo regar mais as plantas no verão? A que horas? E como faço nas férias?