Levar um livro para a praia é aquela tradição que muitos têm. Na altura de lê-lo, é sempre complicado arranjar uma posição que seja confortável na toalha durante algum tempo. O melhor é ter atenção que pode causar algumas lesões.
Qualquer uma das posições que tenha pode levar a uma má postura. "Se repetir estas posições todos os dias pode levar a lesões musculares e ósseas significadas", revela o fisioterapeuta Antonio de Miguel ao jornal ABC.
Leia Também: Acabe com as dores nas costas e no pescoço em cinco minutos
Recomenda que mude posição com alguma frequência. "Faça-o quando sentir algum formigueiro e desconforto. Este formigueiro aparece devido a uma pressão excessiva das vias nervosas. Nestes casos, o corpo dá o aviso para abandonar essa posição incómoda."
O ideal é que a leitura seja feita numa cadeira, em que a zona das ancas e os joelhos formem um ângulo de 90º e os pés estejam apoiados na areia. "Esta é a posição mais adequada. Coloque também o livro à altura dos olhos."
Explica que a cada 10 ou 15 minutos deve mudar ligeiramente a posição para evitar dores nas costas.
O especialista revelou ainda alguns dos riscos que corre com as habituais posições. Por exemplo, se fica deitado de costas com o livro nos braços estendidos, pode levar a uma fadiga e dores nos braços e músculos.
Já se ficar de barriga para baixo, faz muita tensão na zona do pescoço. Já se costuma ficar de lado, pode também levar a dores musculares. Quem fica sentado com as pernas cruzadas, fará tensão na zona cervical.
Leia Também: O alongamento que alivia as dores de costas em minutos