Jornada Mundial da Juventude. Cuidados a ter com as queimaduras solares

Mara Silva, especialista em medicina geral e familiar na Clínica CUF S. João da Madeira, assina este artigo.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
24/07/2023 11:50 ‧ 24/07/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

JMJ2023

Nesta altura do ano, em que os dias são soalheiros e as temperaturas mais elevadas, a maior parte das pessoas aumenta a sua exposição solar. Acresce ainda o facto de se aproximar um dos maiores eventos no nosso país ao ar livre: a Jornada Mundial da Juventude. Saiba como se proteger e evitar queimaduras solares. 

Exposição solar: aliada ou inimiga?

Numa pessoa saudável, é imprescindível para a produção de vitamina D, fundamental para o normal funcionamento do nosso organismo. Mas a proteção é essencial para a manutenção de uma pele saudável e para a prevenção de lesões futuras.

Leia Também: Atenção às altas temperaturas na JMJ. Saiba os cuidados a ter

Quando inadequada, a exposição aos raios ultravioleta (UV) da luz solar, A e B, é perigosa e acarreta consequências nocivas para a saúde. A exposição prolongada aos raios UVA provoca envelhecimento precoce da pele - manchas e rugas - e a sobreexposição aos raios UVB causa queimaduras solares, que, sobretudo quando frequentes, aumentam o risco de cancro da pele.

Notícias ao Minuto © Mara Silva

Como reconhecer uma queimadura solar?

As queimaduras solares, vulgarmente conhecidas como 'escaldões', apresentam como sintoma mais frequente pele vermelha, dolorosa e anormalmente quente. Em casos mais graves, podem surgir bolhas na pele e dor intensa nas regiões afetadas, e até febre, dor de cabeça, tonturas e enjoos, que requerem avaliação médica.

Leia Também: Adeus, escaldões! Os melhores protetores solares para aproveitar o verão

Os 'escaldões' não acontecem apenas durante as férias de verão na praia ou piscina, também no quotidiano durante atividades laborais ou recreativas ao ar livre (jardinagem, desporto, etcétera), em que há exposição solar. 

Como podemos prevenir?

Deve cumprir as seguintes recomendações:

  • Evite estar exposto durante muitas horas seguidas ao sol. Na Jornada Mundial da Juventude é possível que passe muitas horas ao sol mas deve procurar sombras e deve evitar a exposição solar direta entre as 12 e as 16 horas;
  • Crianças e pessoas de pele mais clara devem considerar a exposição apenas até as 11 e depois das 17 horas;
  • Use roupas frescas, preferencialmente de mangas compridas, chapéu com abas ou boné, e óculos de sol com filtro UV;
  • Utilize sempre protetor solar com um índice adequado à idade e ao tipo de pele, de preferência igual ou superior a 30; aplique-o 15 a 30 minutos antes da exposição e repita de 2 em 2 horas, ou em intervalos mais curtos se estiver molhado ou transpirado, em quantidade suficiente, criando uma camada uniforme. Tenha em especial atenção às áreas mais expostas à radiação diariamente - couro cabeludo, orelhas, testa, olhos, ponta do nariz, bochechas, lábios, pescoço, ombros, parte superior do peito, dorso das mãos e peito do pé - reforçando a proteção. Faça-o mesmo que o céu esteja nublado - a radiação UV atravessa as nuvens - e note que ocorre reflexão dos raios solares na neve, na areia e na água, aumentando a exposição;
  • Adicionalmente, hidrate bem a pele, com um creme ou loção adequados, após a exposição solar, e consuma frutas, legumes e beber muita água para mantê-la saudável e hidratada.

Desfrute do sol de forma segura e sem colocar a sua saúde em risco!

Leia Também: É normal transpirar muito? Perguntas que quer fazer mas não tem coragem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas