Uma investigação da Rush University, nos Estados Unidos, revela ter descoberto como proteger a memória e evitar a progressão da doença de Alzheimer. Em causa está a utilização de um suplemento usado por culturistas ou por quem frequenta o ginásio.
Segundo o 'website' Alimente, trata-se de um suplemento de construção muscular chamado beta-hidroxi-beta-metilbutirato, mas também conhecido como HMB. É usado para aumentar o tamanho dos músculos e garantir mais força muscular.
Leia Também: Coma mais esta fruta bem conhecida. O cérebro agradece - e não é o único
"Esta pode ser uma das abordagens mais seguras e fáceis para interromper a progressão da doença e proteger a memória nos pacientes com Alzheimer", explica Kalipada Pahan, um dos responsáveis pelo estudo publicado na revista Cell Reports.
A investigação foi feita em animais e revelou-se bastante promissor. O suplemento aumentou o crescimento neuronal o que contribuiu para proteger a memória e não afetar a aprendizagem.
"O nosso estudo descobriu que, após o consumo oral, o HMB penetra no cérebro para aumentar essas proteínas benéficas, restaurar conexões neurais e melhorar a memória e a aprendizagem, neste caso em animais com patologia semelhante ao Alzheimer", continua Kalipada Pahan.
Leia Também: O que deve fazer para garantir que tem um cérebro saudável e jovem