Imagine que está hospedado num hotel ou apartamento e deteta uma câmara escondida que tem captado todos os passos do seu dia a dia, mas sem autorização. Ainda que seja algo ilegal, não é inédito. O caso mais recente em Portugal é o de duas peregrinas sul-coreanas que denunciaram a existência de câmaras na zona de duches no jardim do colégio dominicano Bom Sucesso, em Belém, onde se encontram alojadas durante a Jornada Mundial da Juventude.
As autoridades recomendam que todos estejamos atentos. Impõe-se, então, a pergunta: a quê exatamente?
Leia Também: Câmaras em balneários? Voluntárias sul-coreanas da JMJ apresentam queixa
Existem diversas formas de detetar uma câmera escondida numa casa alugada, por exemplo. A principal é o uso de uma lanterna, que pode ser a do próprio telemóvel, para procurar pontos que reflitam luz. "Uma forma de ver se o dispositivo é uma câmera é direcionar uma luz forte para ele. Se acertar a lente da câmera, ela terá um reflexo azulado", explica Marcus Hutchins, especialista em cibersegurança, em entrevista à revista Newsweek.
Veja abaixo o vídeo divulgado por Hutchins, através da rede social TikTok:
@malwaretech Reply to @safarijackza How to find hidden cameras in AirBnBs #safety #travel original sound - Marcus Hutchins
Leia Também: Vá para fora cá dentro. Cinco destinos portugueses pouco concorridos