O desperdício alimentar é uma preocupação global e uma parte significativa tem origem nas nossas próprias cozinhas. A boa notícia é que o seu congelador pode ser um valioso aliado na nesta batalha. Ao mesmo tempo, ainda poupa dinheiro.
Em comunicado, a Hisense partilhou alguns truques para congelar os seus alimentos e que irão prolongar o prazo de validade, evitar a sua deterioração e reduzir o desperdício alimentar. "Ao implementar estas técnicas simples, pode tirar o máximo partido do seu congelador e contribuir para uma cozinha mais sustentável e económica", pode ler-se em comunicado.
Leia Também: Siga estes quatro passos e nunca mais vai querer desistir da dieta
Congele os produtos em excesso
Todos nós já passámos por isso... A frustração de ver frutas e legumes frescos estragarem-se antes de termos a oportunidade de os saborear. Em vez de os desperdiçar, congele os produtos em excesso antes de atingirem o prazo de validade. Marque um dia na sua agenda para passar meia hora a vasculhar o seu frigorífico e a avaliar o que precisa de ser guardado no congelador, antes de expirar. Corte-os ou fatie-os em porções adequadas e guarde-os em recipientes herméticos ou sacos de congelação. Os frutos congelados podem ser utilizados em batidos, na culinária ou como cobertura de cereais e sobremesas. Os legumes são excelentes adições a sopas, guisados e salteados, ou podem ser apreciados como deliciosos pratos de acompanhamento. Lembre-se de os etiquetar com a data de congelação para se manter informado.
Geralmente, é aconselhável congelar os alimentos durante um máximo de três meses. Se os guardar para além desse prazo, a qualidade e a segurança dos alimentos podem ficar comprometidas.
Conserve as ervas aromáticas em cubos de gelo
As ervas frescas dão uma explosão de sabor aos nossos pratos, mas podem murchar e estragar-se rapidamente. Para prolongar a sua vida útil, pique as suas ervas e coloque-as em tabuleiros de cubos de gelo. Encha cada compartimento com azeite ou água e congele. Estes cubos de gelo com infusão de ervas podem ser facilmente adicionados aos seus cozinhados, garantindo que nenhuma erva é desperdiçada.
Leia Também: Provavelmente usa este tempero e nem imagina as maravilhas que faz por si
Cozinhe em série e congele as refeições
A preparação de refeições tem ganho imensa popularidade desde a moda do fitness que se seguiu ao período pós 'lockdown' e é merecida! A preparação de grandes quantidades de alimentos e o congelamento de porções individuais é uma forma fantástica de poupar tempo e reduzir o desperdício alimentar. Quando tem uma agenda preenchida ou simplesmente quer fazer uma pausa na cozinha, estas refeições pré-preparadas podem ser descongeladas e saboreadas. Assim, ganha tempo, dinheiro e saúde!
A probabilidade de desfrutar dos seus jantares pré-cozinhados em vez de preparar uma refeição totalmente nova após um longo dia de trabalho é significativamente maior. Ao incorporar esta prática na sua rotina, pode manter-se à frente em termos dos seus objetivos de fitness e de poupança. Considere congelar sopas, guisados, estufados ou mesmo cereais cozinhados, como arroz ou quinoa. Rotule e date corretamente cada recipiente para facilitar a identificação.
Utilize o método 'primeiro a entrar, primeiro a sair'
Organize o seu congelador para garantir que utiliza primeiro os artigos mais antigos. Coloque os artigos recém congelados na parte de trás do congelador, para que possa aceder facilmente aos produtos mais antigos quando necessário. Esta prática evita que os alimentos fiquem enterrados e esquecidos, reduzindo a probabilidade de expirarem antes de serem utilizados. Uma vez organizados inicialmente, pode estabelecer um sistema simples: basta tirar da frente e colocar na parte de trás.
Leia Também: Esquece-se sempre de fazer isto na cozinha? Olhe que é um perigo...
Congele as sobras de molhos e caldos
Em vez de deixar garrafas de molhos ou recipientes de caldo meio usados estragarem-se no frigorífico, congele-os em tabuleiros de cubos de gelo ou em pequenos recipientes. Estas porções congeladas podem ser adicionadas diretamente às suas receitas, poupando-lhe dinheiro e reduzindo o desperdício alimentar.
Estude as funcionalidades do seu frigorífico e utilize-as
Todos os frigoríficos possuem espaços reservados para alguns alimentos e permitem ajustar a temperatura de algumas áreas. Aproveite ao máximo estas funcionalidades para prolongar a frescura dos seus alimentos.
Leia Também: Pense duas vezes antes de deitar fora as cascas dos ovos