É perigoso se o seu filho beber água do mar? Falámos com um pediatra
O médico Hugo Rodrigues explica o que deve fazer nestes casos.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Esta é a altura do ano em que as praias se enchem de famílias. Por norma, os mais novos gostam de brincar tanto dentro como fora do mar. Por vezes, podem acontecer alguns acidentes, como beberem um pouco de água do mar. Será que é motivo para os pais se preocuparem?
O Lifestyle ao Minuto falou com o pediatra Hugo Rodrigues, autor da página de Instagram Pediatria para Todos, para perceber melhor esta questão. Logo à partida, pode ficar descansado face a qualquer preocupação que possa ter.
"Não há qualquer risco em beber um pouco de água do mar, não existe aqui qualquer tipo de preocupação", explica Hugo Rodrigues, que alerta, no entanto, para as questões da contaminação. Nesse caso, os cuidados deverão ser outros.
"Se a água não estiver contaminada, e grande parte das nossas águas não estão, o risco é zero. Quando existe algum risco de contaminação para saúde pública, a bandeira vermelha é hasteada. Não deve ir à água ou ingeri-la. Em situações normais, este risco não acontece. A quantidade de água que é bebida não é significativa."
Leia Também: Os miúdos recusam-se a ler? Siga estas seis dicas
Também com a água do mar, as crianças poderão sofrer com algum engasgamento. "O que os pais devem fazer é deixar a criança tossir naturalmente. O próprio corpo tem mecanismos que impedem que os líquidos entrem nos pulmões", continua o pediatra.
Muitos pais podem ainda considerar a areia um perigo para os mais novos se for consumida. Mais uma vez, Hugo Rodrigues descansa os pais. "Os miúdos chegarem à praia e comerem um pouco de areia é um clássico. O risco de algo acontecer é muito reduzido, uma vez que a quantidade consumida é muito pequena."
Leia Também: Está com falta de água e estes oito sinais são a prova
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com