Investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelaram à Vogue espanhola que o melhor exercício para tonificar os músculos é o body weight (BW), que consiste em usar o peso do próprio corpo.
Dizem os especialistas que "não só proporciona um excelente treino, como também ajuda a superar desculpas comuns que criamos para evitar o exercício". O BW pode ser feito num pequeno espaço e o risco de lesão é mínimo. Agachamento, afundo, prancha, flexão e elevação pélvica são alguns dos exercícios em causa.
Leia Também: Férias? Eis alguns dos melhores desportos para manter a atividade física
Com o objetivo de comprovarem a teoria em relação ao ganho de massa muscular, os investigadores de Harvard analisaram um estudo publicado na revista académica Physiology and Behavior, que reuniu um grupo de mulheres jovens. Na décima semana de investigação, os especialista notaram resultados consideráveis nas participantes. Cerca de 33% das voluntárias apresentaram uma melhoria da capacidade aeróbica e da resistência muscular, em especial da região do core, com um aumento de 11%. Na parte inferior do corpo, houve um desenvolvimento positivo de 6%.
E não é tudo. Os mesmos investigadores reviram um estudo japonês com participantes de 60 anos. Na análise, os participantes conseguiram ganhar 15% de massa muscular após 10 meses. Os voluntários seguiam uma rotina diária simples, composta por oito exercícios feitos com o peso do próprio peso. A área inferior foi a que saiu mais beneficiada com o treino.
Leia Também: Afinal, quantas vezes por semana temos de treinar para vermos resultados?