O verão é sinónimo de calor e de praia e, para muitos, é também a altura ideal para começar a aprender surf. Além de proporcionar uma conexão com o mar, esta modalidade desportiva proporciona também um estilo de vida ativo e saudável, o que acaba por atrair muitos praticantes.
Se é uma das muitas pessoas que se quer iniciar no surf, a Good Surf Good Love, a academia de surf criada por Inês Tralha, nome de referência do surf em Portugal e Treinadora de surf há 24 anos, partilha quatro dicas essenciais que deve ter em conta:
Leia Também: Férias? Eis alguns dos melhores desportos para manter a atividade física
1- Não começar sozinho
Por muita vontade que tenha, não tente fazer surf sozinho. Se vai iniciar a prática de surf, é altamente recomendado que aprenda sob orientação de um treinador experiente. Desta forma, terá ao seu lado alguém que conhece verdadeiramente a prática e as condições da área, o que oferece maior segurança.
2- Procurar uma boa escola
Escolher uma boa escola pode não ser uma tarefa simples, mas é muito importante para se tornar num bom surfista e para ter a certeza de que oferecem serviços de qualidade. Antes de mais, independentemente da escola que escolher, é importante certificar-se, por exemplo, se é uma escola federada, se tem seguro, licença, se passa recibos e, sobretudo, se os treinadores têm título profissional de treinador de desporto. Se a escola tiver um diretor técnico que tenha formação académica na área da educação física e desporto, é uma mais valia, pois é muito provável que encontrem nestas escolas uma oferta desportiva mais informada, metódica e organizada.
Leia Também: O exercício espetacular que ajuda a tonificar o corpo em casa
3- Verificar o estado dos equipamentos
O estado dos equipamentos é muito importante para uma boa prática desportiva e para a segurança dos alunos. Deste modo, antes de se inscrever em qualquer escola, peça para ver os equipamentos. Deve estar atento a pequenas coisas, tais como se os fatos estão limpos e cuidados e se as pranchas estão estimadas, limpas e em bom estado de conservação.
4- A paciência é a chave
Depois de se inscrever numa escola e começar a ter as suas primeiras aulas, lembre-se que o surf é um desporto desafiador e que envolve muita prática. Não espere tornar-se um especialista de um dia para o outro. A paciência é uma virtude, por isso, deve ser paciente durante o processo e estar disposto a aprender com os erros.
Leia Também: Afinal, quantas vezes por semana temos de treinar para vermos resultados?