Arranca no final de setembro em Portugal mais uma campanha de vacinação contra a gripe. Todos os anos surgem dúvidas sobre se deve ou não tomar. Existem alguns mitos que muitas pessoas acreditam que acabam por afastá-las da inoculação.
O 'website' SheKnows cita o Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, para perceber melhor o que é verdade e o que é falso sobre a vacina contra a gripe. Saiba tudo.
A gripe é o mesmo que uma constipação mais forte
Na verdade, a gripe acaba por ter os mesmos sintomas. Ainda assim, demora mais tempo a recuperar e pode levar a outro tipo de complicações, como pneumonia.
Pessoas saudáveis não precisam de vacina
Uma vez que esteja infetado poderá transmitir o vírus. Esta é uma forma de proteção.
Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas
Não é preciso tomar a vacina contra a gripe todos os anos
A proteção, tal como acontece na vacina contra a Covid-19, acaba por diminuir ao longo do tempo. A vacina torna-se importante uma vez que o vírus sobre mutações.
A vacina causa gripe
Pode causar efeitos semelhantes ao da gripe, uma vez que é produzida com vírus inativos. Ainda assim, não é o mesmo que ficar infetado.
Grávidas não devem tomar esta vacina
O Centers for Disease Control and Prevention refere que as grávidas com gripe têm mais hipóteses de precisar de ser hospitalizadas.
A vacina não tem qualquer resultado
A saúde e a idade de cada pessoa pode afetar a forma como a vacina atua no organismo. Ainda assim, o risco de vir a ficar doente diminui entre 40% e 60%.
Leia Também: Prepare-se (agora) para a época da gripe. Saiba como proteger-se