Quando a dermatite atópica é muito mais do que uma doença de pele
Existem outras patologias que podem acompanhar esta doença. Conheça-as.
© Shutterstock
Lifestyle Dia Mundial da Dermatite Atópica
Esta quinta-feira, 14 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Dermatite Atópica. É também conhecida como eczema atópico. É uma doença crónica, atualmente sem cura, que consiste na inflamação das camadas superficiais da pele. Segundo a Associação Dermatite Atópica Portugal, é uma doença que afeta entre 10% a 20% das crianças e entre 1% a 3% dos adultos em todo o mundo.
Fatores genéticos e ambientais são os responsáveis pelo aparecimento. "A pele não se consegue renovar adequadamente nem proteger do exterior, como a pele das pessoas sem esta doença", explica a associação. Vermelhidão, comichão, lesões e crostas são alguns dos sinais mais visíveis.
Leia Também: É por este motivo que deve esfoliar a pele com frequência
Apesar de ser uma doença de pele está também associada a outras patologias, uma vez que o sistema imunitário é mais fraco. "Até 72% das pessoas que vivem com dermatite atópica sofrem de comorbilidades associadas ao processo de inflamação", são elas:
- Asma;
- Polipose nasal;
- Rinite alérgica;
- Conjuntivite alérgica;
- Alergias alimentares;
- Rinossinusite crónica;
- Alergias alimentares;
- Complicações cardiovasculares.
Quem sofre de dermatite, deve ter alguns cuidados, como a hidratação da pele, tomar banhos de curta duração, evitar ambientes secos e optar por roupas de materiais orgânicos, como o algodão.
Leia Também: Três alimentos que vão ajudá-lo a ter uma pele saudável e radiante
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com