Como gerir o perfeccionismo e a ansiedade no regresso ao trabalho
Anote as dicas de uma psicóloga.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde mental
Sim, claro, nesta época de regresso ao trabalho, muitos começam a sentir ansiedade, algo especialmente comum entre os mais perfeccionistas. Trata-se de uma característica com as suas vantagens, mas, ao mesmo tempo resulta em comportamentos poucos saudáveis. Catarina Lucas, uma psicóloga, explica que "o desejo desenfreado pela procura da perfeição pode pesar na saúde mental e causar efeitos indesejados, algo ainda mais comum em contextos laborais".
Além disso, segundo a especialista, esta "preocupação excessiva começa a revelar os seus efeitos através da aceleração dos batimentos cardíacos, hiperventilação e tremores, o que, por sua vez, resulta na diminuição da produtividade e contribui para uma maior desmotivação e insatisfação com o trabalho".
Leia Também: O regresso às aulas causa muita ansiedade? O que devem fazer os pais?
Tendo isto em conta, em comunicado, a psicóloga partilhou algumas dicas que ajudam a gerir o perfeccionismo e ansiedade no regresso ao trabalho.
1- Autoaceitação
"Aceitar que o perfeccionismo não é realista é fundamental. Convém perceber que, por mais que se esforce e dê o melhor de si para um determinado trabalho, este terá sempre defeitos aos olhos de alguém, e isso faz parte do mundo laboral. O nosso trabalho não agrada a todos e quanto mais cedo interiorizar isso, mais facilmente viverá com o perfeccionismo na sua vida”.
2- Tenha paciência
“Pode ser complicado quando se é uma pessoa perfeccionista, mas esta é necessária para conseguir trabalhar sem estar constantemente preocupado em ser o melhor, sem nunca falhar. Tal é inevitável e, um dia, poderá mesmo acontecer, e quando acontecer, é necessário não desesperar e saber lidar com o erro da melhor maneira."
Leia Também: O regresso às aulas está aí. Como ajudar os miúdos a gerir a ansiedade?
3- Seja flexível
"Aprenda a deixar que os outros também assumam o controlo de vez em quando das suas tarefas. Um comportamento saudável pelo facto de se ir tornando, ao longo do tempo, mais flexível com as regras que implementa a si próprio e de perceber que esta flexibilidade também traz bons resultados no trabalho."
4- Crie uma boa relação com o erro
"Não tolerar o erro, cria frustração. Por isso, mais vale estar consciente de que ele pode um dia acontecer e que está tudo bem com isso. Não é o fim do mundo, muito menos significa que é incompetente no trabalho. Não se fie na aprovação dos outros quando a opinião de cada um é sempre subjetiva."
Leia Também: Doze alimentos que ajudam a aliviar sintomas de ansiedade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com