Gosta de partilhar a cama com o seu patudo? É uma má ideia. Porquê? Além das razões mais óbvias, Deborah Lee, uma médica, citada na Woman & Home, explica que nas estações mais frias do ano, os cães largam mais pelo do que o normal e pioram as alergias.
Aliás, segundo o especialista, "o pelo dos animais de estimação é uma causa comum de alergia em crianças e adultos". O contacto com o pelo causa, em alguns casos, "rinite alérgica, dermatite, urticária e sintomas de asma", acrescenta.
Leia Também: Sabe identificar sinais de agressividade em cães? Ei-los
"Quando respiramos as partículas de pelo dos animais para os pulmões, as células imunitárias do nosso corpo reconhecem o antigénio do cão ou do gato como uma substância estranha que representa uma ameaça para a nossa saúde."
"Como resultado, inicia-se uma reação inflamatória e é libertado um anticorpo chamado Ig E. Células chamadas mastócitos libertam histamina, o que provoca a contração do músculo liso, causando a constrição das vias respiratórias, o que significa que não é possível fazer entrar tanto ar nos pulmões", continua.
Leia Também: Este é o cão mais inteligente de todos. É o seu?