Sim, existem diferentes tipos de demência e, muitas vezes, os sintomas passam despercebidos. Por exemplo, existe um tipo de demência que muitos confundem com uma simples crise de meia-idade, explica Susan Mitchell, médica e diretora da Alzheimer's Research UK, instituição especializada na investigação desta doença neurodegenarativa, citada no Mirror.
De acordo com a especialista, algumas formas de demência, como a doença de Alzheimer, afetam inicialmente a memória, mas outras, como a frontotemporal, são capazes de alterar a personalidade de uma pessoa, o que pode ser "bastante difícil" porque os sintomas "sobrepõem-se a outras coisas", acrescenta.
Leia Também: Cerca de 70% dos casos de demência são provocados por esta doença temida
Além disso, em alguns casos, este tipo de demência pode afetar as inibições. "Sabemos que algumas pessoas começam a cometer pequenos delitos, por exemplo. É um conjunto muito vasto de coisas, e eu diria que é o extremo mais raro do espetro. Pode ser uma sobreposição com outras coisas." Por isso, muitas "pessoas os associam com uma crise de meia-idade", acrescenta.
Caso não saiba, a demência frontotemporal é uma forma rara de demência que afecta inicialmente o comportamento e a linguagem da pessoa e tende a afetar indivíduos com idades compreendidas entre os 45 e os 65 anos.
Geralmente, a lista de sinais e sintomas inclui agir de forma inadequada ou impulsiva, parecer egoísta ou antipático e problemas com as capacidades mentais, como distração fácil e dificuldades de planeamento. É o tipo de demência com que foi diagnosticado Bruce Willis este ano.
Leia Também: Risco de demência é superior para pessoas com estas profissões