Estes são os três órgãos mais afetados pela Covid longa, sugere estudo

A descoberta foi publicada na revista científica The Lancet Respiratory Medicine.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/09/2023 14:04 ‧ 28/09/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Os pulmões, o cérebro e os rins são os três órgãos mais afetados pela Covid longa, condição pós Covid-19 em que os sintomas da infeção, como perda de olfato, dificuldade em respirar e dor no peito, persistem por semanas, meses e, em alguns casos, anos. A descoberta foi feita por cientistas britânicos, que contaram com o apoio do National Institute for Health and Care Research.

As conclusões, publicadas na revista científica The Lancet Respiratory Medicine, revelam que os doentes internados apresentavam um risco 14 vezes superior de complicações no pulmão. Já as hipóteses de alterações no cérebro eram três vezes maiores e nos rins duas vezes superiores. Por outro lado, o coração e o fígado foram associados a risco inferior de danos.

Leia Também: Éris. O que se sabe sobre a nova estirpe altamente mutante da Covid-19

Os cientistas analisaram 259 doentes hospitalizados com a infeção. Cinco meses depois, os voluntários foram instruídos a realizar exames de ressonância e análises ao sangue. Além disso, também responderam a questionários. De seguida, os dados recolhidos foram comparados com os de 52 pessoas que não haviam contraído Covid-19. Num terço dos doentes internados, foram identificados danos em mais de um órgão.

Entre as limitações do estudo, está o facto de os indivíduos terem estado infetados com Covid-19 entre os anos 2020 a 2021. Nesse período, a maioria das pessoas não tinha recebido sequer a primeira dose da vacina, sendo que outros estudos já demonstraram que a imunização é um importante fator de proteção contra a Covid longa.

Leia Também: OMS preocupada com evolução da Covid-19 à medida que inverno se aproxima

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19: Vacina com nova tecnologia pode proteger de vírus futuros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas