Hoje em dia, medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro são usados como uma forma de emagrecer rapidamente. Infelizmente, estão associados a efeitos secundários, muito desagradáveis, mas existem alimentos com um impacto semelhante e sem contraindicações.
Então, caso não saiba, estes medicamentos são feitos com um ingrediente ativo, chamado semaglutido, capaz de imitar o GLP-1. Esta hormona, "estimula a libertação de insulina e atrasa a passagem dos alimentos do estômago para o intestino", explica cientistas, citados no New York Post.
Leia Também: Quer emagrecer e não consegue? Estas trocas alimentares são inúteis
Para além disso, envia alguns sinais para o cérebro, indicando-lho que já não tem fome. Enquanto o GLP-1 dura apenas alguns minutos, o semaglutide dura dias, suprimindo o apetite e levando a uma perda de peso significativa, acrescentam. E sim, existem alguns alimentos, ricos em fibras, com o mesmo efeito no sistema digestivo.
Por isso, investigadores, como Frank Duca do Centro de Oncologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, citado no mesmo meio de comunicação, aconselham alimentos ricos em fibra porque são digeridos "mais lentamente do que outros compostos dos alimentos, movem-se através do intestino delgado mais lentamente e decompõe-se quando chega ao intestino grosso".
Quando lá chega, a fibra desencadeia a libertação de GLP-1 e PYY, outra hormona que diminui o apetite. Como este processo demora horas, consegue suprimir o apetite durante muito tempo e reduzir os desejos entre as refeições, explica o cientista.
Mas as fibras não são todas iguais e os alimentos com fibra adicionada não ajudam a controlar o apetite. Por isso, a fibra fermentável, segundo o cientista, "é o melhor tipo para controlar o apetite e o peso".
Precisa de exemplos? Encontra beta-glucano (uma fibra fermentável) na cevada, na aveia e no centeio. Outras fibras deste género, como a dextrina encontram-se nos produtos de trigo; os oligossacáridos nos feijões, ervilhas e lentilhas; e a pectina nas maçãs, peras e bananas verdes.
Leia Também: Volte a gostar de si. Seis trocas na cozinha que ajudam a emagrecer