Um estudo que irá ser apresentado durante a conferência Scientific Sessions da American Heart Association (AHA), na Filadélfia, nos Estados Unidos, revela que manter uma boa saúde cardiovascular pode retardar o envelhecimento biológico em até seis anos.
A investigação baseou-se em informações de saúde e hábitos de vida de 6,5 mil adultos com uma idade média de 47 anos. Depois de analisarem dados sobre metabolismo, pressão sanguínea e marcadores de inflamação, os investigadores estabeleceram a idade fenotípica ou biológica dos participantes. Baseada na condição de saúde geral, a idade fenotífica ou biológica pode ser menor ou maior do que a cronológica, aquela que está assinalada na certidão de nascimento
Leia Também: Cuidado. Tempero que todos usamos pode aumentar risco de diabetes tipo 2
Os autores do estudo constataram que as pessoas com idade fenótipica menor que a cronológica praticavam atividades físicas com regularidade e mantinham uma dieta pouco gordurosa.
Os cardiologistas da AHA usaram este e outros estudos para determinarem oito hábitos que os indivíduos devem adotar diariamente para diminuir o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e outros problemas graves de saúde. São eles:
1- Ter uma dieta saudável;
2- Ser mais ativo;
3- Parar de fumar;
4- Ter boas noites de sono;
5- Manter um peso saudável;
6- Controlar o colesterol;
7- Controlar o açúcar no sangue;
8- Controlar a pressão arterial.
Leia Também: Demência. 10 estratégias para preveni-la (ou atrasar os sintomas)