Passou a vida inteira a acreditar que sabia limpar-se após evacuar, mas a verdade é que, provavelmente, está a fazer tudo errado. E nem imagina os riscos. Vão desde hemorroidas ( veias dilatadas e salientes dentro e em torno do ânus e no recto) a fissuras anais.
Os erros estão em coisas simples, como a ordem dos movimentos, a escolha do papel e no número de vezes que o usa para limpar-se. Vamos por partes. Ao portal Health, a ginecologista Alyssa Dweck explica que o ideal é limpar-se da frente para trás, ou seja, da uretra em direção às nádegas. Isto é especialmente importante para as mulheres, porque "há muito mais bactérias na área retal - por isso, deve evitar arrastar o papel higiénico em direção à uretra. Trazer esses microrganismos para a frente pode contribuir para uma infecção urinária", explica.
Leia Também: Hábitos que desaceleram o envelhecimento em seis anos
Segundo a especialista, devemos optar sempre por papel macio de folha dupla. Já a posição em que nos limpamos, nada importa. Ficar em pé ou sentado é uma questão de preferência.
Por outro lado, deve ter em atenção a força com que limpa o ânus. O movimento deve ser gentil para evitar fissuras anais e sangramentos.
Leia Também: Parece, mas não é iogurte. Eis as mais-valias do kefir (e uma receita!)