Nota prévia: não há uma forma elegante de falar sobre isto, por isso cá vai. Todos soltamos gases. É algo involuntário e produzido naturalmente pelo organismo. Contudo, segundo o gastroenterologista Philip Mayhead, existem quatro sinais de alerta nos puns que demonstram que algo não está bem.
O especialista do Hospital Benenden, no Reino Unido, explica ao The Sun que "as causas variam, mas, muitas vezes, estão relacionadas à digestão ou à ingestão de ar enquanto comemos ou bebemos algo. Mayhead afirma que os gases com cheiro a ovo podre são compostos por enxofre produzido durante a digestão. "Couve flor, brócolos, repolho e couve de bruxelas são exemplos de alimentos que deixam os gases extremamente fedorentos", diz. Além disso, o mau cheiro pode ser causado pela microbiota intestinal. "Os microrganismos que vivem dentro do intestino podem produzir gases como dióxido de carbono, hidrogénio e metano, que têm um odor forte."
Leia Também: Surtos de Legionella em Portugal. Há razões para alarme?
Por outro lado, ter gases sem cheiro, "o mais comum", significa que a pessoa em questão absorveu ar enquanto comia ou bebia. Geralmente são compostos por nitrogénio, oxigênio e monóxido de carbono.
Se já teve gases num curto espaço de tempo, "pode ser um sinal de síndrome do intestino irritável", aponta o médico. Pode ainda ser um sintoma de alergia a algum alimento.
Leia Também: Epidemia silenciosa. Quando é que uma dor nas costas é alarmante?
O gastroenterologista acrescentou ainda que comer comida comida picante pode causar uma sensação de calor. A temperatura aumenta devido ao consumo de alimentos com capsaicina, um composto químico presente em alguns temperos.
Porém, o médico alerta para a importância de estar atento a alguns sintomas. A presença de sangue nas fezes, perda de peso inexplicável, dor abdominal intensa ou a identificação de nódulo na barriga devem ser analisados por um médico.
Leia Também: Reconstrução mamária. As perguntas que sempre quis fazer a um médico