O programa proposto pela Câmara de Vila Real celebra a época natalícia na cidade transmontana, inclui a festa de passagem de ano e estende-se até 13 de janeiro.
"Temos um programa que é recheado, é eclético, é para diferentes públicos e diferentes idades. É para toda a família", afirmou hoje à agência Lusa a vereadora do pelouro da Cultura, Mara Minhava.
Leia Também: Este mercado de Natal tem 'happy hour' de cocktails (entrada é grátis)
A quadra festiva arranca a 1 de dezembro com a inauguração da iluminação de Natal e da mostra de 21 presépios, feitos pelas 20 freguesias do concelho e o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do município de Vila Real, uma iniciativa que conta com a atuação da Banda de Sanguinhedo.
Tanto a iluminação como os presépios estarão distribuídos pelas principais artérias do centro histórico da cidade.
"Temos sempre este cuidado porque é uma forma de convidar as pessoas a saírem de casa, a virem ao centro e visitarem o comércio tradicional", salientou a vereadora.
Mara Minhava especificou que nesta época de Natal, num período que decorre entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, a iluminação estará ligada entre as 18h00 e as 24h00, ou seja, ligar-se-á 30 minutos mais tarde e desligar-se-á uma hora antes do que o que aconteceu em 2021, mantendo o horário já implementado em 2022.
A responsável destacou ainda que o município já recorre há algum tempo a luzes de Natal LED, com a preocupação de poupar energia.
Numa iniciativa com a Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR), haverá ainda animação e música pelas ruas da cidade.
O programa inclui também o concurso de montras de Natal, uma iniciativa dirigida a todos os comerciantes da cidade, o Eco Natal, a mostra de Natal das freguesias, o mercado de Natal, o concerto na Sé Catedral e, pela primeira vez este ano, o Bila Market, que juntará na tenda instalada na praça do município os lojistas do comércio tradicional aderentes.
O Ano Novo será recebido na praça do município, onde será feita a ignição do tradicional madeiro e atuarão os Sons do Minho, os AbbaMia com o tributo aos ABBA e a DJ Ana Isabel Arroja, estando ainda previsto fogo de artifício.
"Pensámos num programa para todos os gostos", apontou Mara Minhava. No arranque do ano 2024 decorre a iniciativa "Vamos Cantar as Janeiras", a corrida de São Silvestre e, para terminar, no dia 13, realiza-se o XXIX Encontro de Cantadores de Janeiras.
O orçamento da autarquia para o programa 'Bila Natal' é de cerca de 140 mil euros.
Leia Também: Quer passar o fim de semana abrigado do frio? Temos 12 sugestões para si