Este popular alimento faz mais pelo seu corpo do que imagina. É fã?

Costuma comprá-lo? Não faltam motivos para fazê-lo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/12/2023 07:43 ‧ 04/12/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Existe em quase todas as despensas e pode ter mais benefícios do que julgávamos até aqui. É a ciência quem o diz. Um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicado na revista científica The Lancet, revela que o feijão é um importante aliado na saúde de pessoas que tiveram cancro colorretal. Segundo os investigadores, incluir este alimento na dieta acelera a recuperação do pacientes submetidos a cirurgias devido a tumores no intestino. 

O estudo comparou 48 indivíduos, divididos em dois grupos, que foram acompanhados durante oito semanas. Metade dos voluntários incluiu uma xícara de feijão cozido na sua alimentação diária, enquanto os restantes mantiveram as suas dietas normais. O grão utilizado na pesquisa foi o feijão branco enlatado cozido para evitar desconfortos intestinais.

Leia Também: Andámos uma vida inteira enganados sobre estes alimentos. Afinal...

Os cientistas compararam exames às fezes e sangue dos voluntários. Entre os que comeram feijão, verificou-se um aumento de diversas bactérias, como Faecalibacterium, Eubacterium e Bifidobacterium, que são benéficas para o intestino. "Observar uma mudança na diversidade do microbioma intestinal apenas com uma mudança na dieta é raro, mas foi o caso", realça a epidemiologista Carrie Daniel-MacDougall, líder do estudo, em comunicado à imprensa. Deste modo, "a recuperação dos pacientes é mais rápida e há menos risco de inflamação", diz.

Acrescenta ainda que "assim que os participantes pararam de comer feijão, os efeitos positivos desapareceram rapidamente". 

Leia Também: Se quer eliminar o açúcar do sangue naturalmente, aposte neste alimento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas