Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Primeira prenda do ano para o seu bebé? O presente que protege o futuro

Artigo patrocinado por Crioestaminal

Há algum bem mais necessário do que a saúde? Há algum desejo mais genuíno dirigido a quem amamos do que o que tenham saúde, principalmente se estivermos a falar dos nossos filhos? No novo ano pode investir na saúde do seu bebé. Conheça o presente que protege o futuro.

Primeira prenda do ano para o seu bebé? O presente que protege o futuro
Notícias ao Minuto

13:57 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Crioestaminal

'Que haja saúde!' - Quantas vezes ouviu esta expressão, ou semelhantes, e até já a utilizou? Na verdade, tendemos a automatizar o discurso e muitas vezes nem refletimos sobre o sentido. Mas é unânime que a saúde é mesmo o bem mais precioso que podemos ter e que podemos desejar aos nossos, sobretudo quando por nossos nos referimos aos filhos, nomeadamente aos que ainda estão por nascer - já na barriga ou apenas em planos. 

Se no novo ano, só pudesse escolher um desejo relacionado com o seu bebé qual seria? Se a resposta for saúde, é possível, pelo menos em parte, tentar acautelá-la. Ao decidir guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical está a fazer um investimento na saúde dos seus filhos e pode ainda dar um contributo para o avanço da Ciência. Como? Passamos a explicar.

O sangue do cordão umbilical é rico em células estaminais hematopoiéticas, idênticas às da medula óssea e capazes de produzir todas as células do sangue e sistema imunitário. Estas células, através de transplantação, podem substituir a medula óssea deficiente, regenerando-a.

Doenças malignas do sangue, imunodeficiências, anemias e doenças metabólicas hereditárias são algumas das condições, de entre mais de 90, passíveis de serem tratadas - quer em crianças, quer em adultos - com recurso às Células Estaminais do Sangue do Cordão Umbilical, sendo que desde 1988 já mais de 60 mil tratamentos foram realizados.

A Crioestaminal, o primeiro laboratório especializado nesta área a funcionar em Portugal, conta com a maior experiência no armazenamento e na libertação de amostras para tratamento de vários casos de sucesso. Como o caso do Henrique, que tratou uma Anemia Aplástica, ou do Frederico, que tratou uma Imunodeficiência Combinada Severa. A Crioestaminal, que incorpora o maior grupo europeu de Células Estaminais - o Grupo Famicord - é ainda o laboratório português que mais contribui para a investigação na área, tendo já quatro patentes registadas.

A decisão de preservar as Células Estaminais cabe à família, não representando qualquer tipo de risco para o bebé ou para a mãe e permite amplificar as hipóteses de tratamento perante eventuais problemas de saúde que venham a acontecer. Ao mesmo tempo, caso a família decida não guardar para si as Células Estaminais do Cordão Umbilical, pode doá-las ao Banco Público de Células Estaminais ou à Crioestaminal sem custos associados. Na Crioestaminal, as amostras doadas revertem para investigação, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapias para doenças cujas opções terapêuticas são atualmente limitadas ou inexistentes.

A quem toma a decisão de guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical do seu bebé, a Crioestaminal disponibiliza várias modalidades a que poderá aderir consoante o contexto particular, permitindo, designadamente, o pagamento faseado por forma a distribuir o esforço orçamental. À modalidade de pagamento imediato - e único para 25 anos - que começa nos 1.375 euros para guardar o sangue do cordão umbilical, e a que acresce o kit de colheita no valor de 150 euros, soma-se, a modalidade de pagamento flexível, em que a entrada inicial é mais reduzida no ano de nascimento do bebé: desde 465 euros nesse ano e 65 euros nos anos seguintes, além do kit de colheita.

A possibilidade de fazer um crédito também é válida, tal como a de abrir um 'fundo de criopreservação', que funciona como uma espécie de mealheiro, em que os familiares ou amigos podem ir contribuindo ao longo da gravidez para facilitar o pagamento. Gémeos têm acesso a condições especiais e o mesmo se aplica a famílias com menos de 30 anos, bem como a antigos clientes da Crioestaminal. Para os casos em que se sabe, previamente, que há probabilidade de o bebé ou familiar vir a necessitar de tratamento, há ainda um programa de colheitas dirigidas. Convém salientar, por fim, que o pagamento só é processado mediante prova de qualidade das células recolhidas e a garantia de que são viáveis.

É sabido que o primeiro ano de vida de um bebé é particularmente desafiante a muitos níveis, sendo o financeiro um deles. Afinal, há que garantir que todas as condições estão reunidas para receber no mundo um recém-nascido.

Notícias ao Minuto © Crioestaminal  

Mas para lá das facilidades de pagamento proporcionadas pela Crioestaminal, poderá ainda usufruir, até 31 de dezembro, de uma campanha que prevê 100 euros de oferta no 'fundo de criopreservação' que mencionámos acima. O primeiro presente do seu bebé é sempre o mais importante: Guarde as Células Estaminais, o presente que protege o futuro!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório