Sentir ansiedade pode um dos novos sintomas de coronavírus. Num relatório publicado no final do ano, com base em dados da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), cientistas do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico enumeraram os oitos sinais mais comuns relatados por doentes infetados com a variante JN.1, também conhecida como Pirola, no Reino Unido e Escócia.
O aparecimento de um novo sintoma chamou a atenção dos investigadores. Cerca de 10% dos doentes com Covid-19 relataram ansiedade, preocupação excessiva ou dificuldade em adormecer após a infeção. Os voluntários haviam sido infetados entre o início de novembro e dezembro.
Ainda assim, o sintoma mais comum de infeção pela estirpe JN.1 continua a ser o pingo no nariz (31%), seguido de tosse (22,9%) e dor de cabeça (20,1%). Fraqueza ou cansaço (19,6%), dor muscular (15,8%), dor de garganta (13,2%), distúrbios de sono (10,8%) e preocupação ou ansiedade (10,5%) são também sintomas.
Leia Também: Covid-19. Perdeu o olfato e o paladar? Há nova esperança
Recorde-se que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante JN.1 do coronavírus que causa a covid-19 como "variante de interesse" no passado dia 19 de dezembro, devido à sua "rápida disseminação". Ainda assim, a OMS ressalvou que o risco para a saúde pública global é baixo, garantindo que as vacinas em circulação para a Covid-19 atuam contra esta estirpe, que deriva da linhagem BA.2.86, com origem na variante Ómicron.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid-19. Jamais ignore este sintoma raro e inesperado na língua