Sven-Göran Eriksson, antigo treinador do Benfica (entre 1982 e 1984 e, mais tarde, entre 1989 e 1992), revelou, em entrevista à rádio P1, que lhe foi diagnosticado um cancro do pâncreas em fase terminal e que tem "talvez um ano [de vida], no máximo. No pior cenário, um bocadinho menos". Desde o anúncio de Eriksson, de 75 anos, sucedem-se os alertas sobre sintomas.
No seu canal de YouTube, o médico James O'Donovan alertou para dois problemas de saúde que podem estar relacionados com a doença. O primeiro é a icterícia (cor amarelada na pele e olhos), causada pela acumulação de bilirrubina no sangue. "Se o doente tiver 40 anos ou mais e apresentar icterícia, deve ser encaminhado com urgência no prazo de duas semanas para uma avaliação direta da suspeita de cancro", diz O'Donovan.
Leia Também: Os seus dedos podem indicar se sofre de cancro do pulmão, alerta médico
No entanto, desengane-se se julga que a icterícia não afeta apenas a pele e os olhos. Segundo O'Donovan, também pode causar urina escura, fezes claras ou gordurosas e comichão.
A perda de peso, acompanhada por outros sintomas, também é um sintoma a ter em conta. "Se o doente tiver 60 anos ou mais, com perda de peso e diarreia, dores nas costas, dores abdominais, náuseas, vómitos, obstipação ou diabetes de início recente, deve ser feita uma TAC [tomografia computorizada] urgente (...) ou uma ecografia."
Leia Também: Muito cuidado. Pare de beber café se tem algum destes sintomas