Fazer apenas três minutos de ioga pode ajudar a reduzir significativamente os níveis de glucose no sangue e o risco de diabetes. É a conclusão de uma investigação, disponibilizada na Human Kinetics Journals, e feito na Universidade de Glasgow Caledonian, na Escócia.
Mais especificamente, o estudo analisou os efeitos da interrupção do comportamento sedentário com pequenas sessões de ioga e tai-chi no controlo da glicemia, na concentração e no bem-estar de indivíduos saudáveis.
Leia Também: A posição de ioga que só traz benefícios. Faça-a todos os dias
Para a investigação, os cientistas analisaram 15 adultos com idades compreendidas entre os 26 e os 28 anos e, assim, concluíram que "os efeitos de pequenas sessões de ioga para interromper o dia de trabalho reduzem significativamente os níveis de glucose, reduzindo o risco de diabetes sem comprometer a concentração ou o bem-estar".
Infelizmente, "o tai-chi não teve o mesmo efeito significativo nos níveis de glicose, mas permitiu uma melhor manutenção da concentração e do bem-estar", explicam os cientistas.
Tendo isto em conta, a investigação concluiu que "estas intervenções proporcionam formas eficazes de combater os efeitos nocivos da posição sentada prolongada, mantendo a concentração e o bem-estar".
Leia Também: Esta posição de ioga ajuda a adormecer quando acorda a meio da noite