Estudo diz que Covid-19 pode estar a deixar-nos infelizes e ansiosos

Um novo estudo admite que a doença possa estar a impactar hormonas da felicidade.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/01/2024 09:58 ‧ 22/01/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos terá descoberto a razão por que algumas pessoas diagnosticadas com Covid-19 ficam mais irritadas, tristes e ansiosas, além de apresentarem problemas de memória e confusão mental.

No estudo, publicado recentemente na revista Cell Stem Cell, os investigadores da Universidade Columbia, da Weill Cornell Medicine e do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, referem que o SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado em finais de 2019 na China, consegue infectar células cerebrais responsáveis pela produção de dopamina, o neurotransmissor que está envolvido em processos como controlo motor, cognição, prazer e humor. Como tal, danos nestes grupos de células podem causar fadiga, depressão, ansiedade e mau humor.

Leia Também: Sintomas da Covid-19 mudaram? Agora, estes são os mais comuns

Para chegarem a esta conclusão, os autores do estudo recorreram a células-tronco humanas cultivadas em laboratório, para criar vários tipos de células encontradas no corpo humano, com o objetivo de estudar como o vírus afeta cada uma delas. No caso dos neurónios dopaminérgicos, o vírus fez com que parassem de funcionar. "Este projeto começou para investigar como vários tipos de células em diferentes órgãos respondem à infeção pelo coronavírus. Testámos as células pulmonares, cardíacas, beta pancreáticas, mas a via da senescência só é ativada em neurónios dopaminérgicos. O resultado foi completamente inesperado", disse o autor sénior do estudo, Shuibing Chen, da Weill Cornell Medicine, num comunicado citado pela imprensa internacional.

Leia Também: Covid-19: Falhou o reforço da vacina? Então, devia saber que...

A senescência corresponde ao processo natural de envelhecimento biológico ao nível celular, que resulta na incapacidade das células saudáveis crescerem e dividirem-se. "A taxa de infeção dos neurónios dopaminérgicos não é tão alta como a das células pulmonares, o principal alvo do vírus, mas mesmo uma pequena população de células infetadas pode potencialmente ter um efeito grave", explica Chen.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Afinal, ainda não sabíamos tudo sobre Covid longa. Há nova descoberta!

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas