O consumo diário de multivitamínicos durante dois anos pode desacelerar o declínio cognitivo em idosos, de acordo com uma investigação que contou com 21.442 participantes. Os resultados da última de três fases do estudo, publicados na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, envolveram um grupo de 573 participantes.
"A meta-análise de três estudos sobre cognição produz evidências fortes e consistentes de que tomar um multivitamínico diariamente, com mais de 20 micronutrientes essenciais, ajuda a prevenir a perda de memória e a retardar o envelhecimento cognitivo", segundo o principal autor do estudo Chirag Vyas, do Mass General Brigham, nos Estados Unidos, citado em comunicado de imprensa.
Leia Também: Fruta que todos temos em casa é aliada no combate a gripes e constipações
O Centrum Silver de 500 miligramas, fabricado pela Halen, foi o multivitamínico usado no estudo. Todos os voluntários eram adultos de 60 anos ou mais, que foram divididos em dois grupos: 272 usaram o Centrum Silver e 301 tomaram placebo. Após três anos, os participantes foram submetidos a avaliações cognitivas presenciais. O efeito do multivitamínico foi equivalente à redução do envelhecimento cognitivo em dois anos, em comparação com o grupo que recebeu o placebo
Entre os 20 micronutrientes presentes no suplemento estão a vitamina D, o cálcio e o zinco, substâncias consideradas essenciais para o bom funcionamento do cérebro, segundo a equipa de cientistas.
Leia Também: Médico revela dica inesperada para acelerar o metabolismo e perder peso