"As misturas loucas que fazemos de produtos de limpeza podem ser perigosas", afirma o biomético Roberto Martins Figueiredo ao jornal Metrópoles. Mais conhecido como Dr. Bactéria, explica que "muitas pessoas acabam por ser intoxicadas por causa dos reagentes químicos".
Além disso, refere que "não precisamos de desinfetar as nossas casas, não vivemos num hospital. O ideal é limpar o ambiente sem pensar em torná-lo asséptico".
Leia Também: Devíamos andar todos a cortar os cantos das esponjas da loiça
O especialista diz que não se deve usar lixívia na lavagem do chão. "O ideal é fazer uma mistura de água, bicarbonato e detergente. Só isso já é o suficiente para limpar a maioria das superfícies sem manchar ou corroer." "Só é necessário desinfetar os panos do lava-loiças, roupas usadas em hospitais ou a casa de banho quando alguém está com uma virose, ou seja, quando temos que combater agentes que podem ser contaminantes. Nesses casos, o ideal é usar os desinfetantes puros", defende.
Recorde-se que em agosto de 2023, um estudo publicado na revista Nature Microbiology revela que o uso generalizado de desinfetantes pode contribuir para o surgimento e propagação de bactérias multirresistentes.
Leia Também: Faça o favor de colocar uma taça com arroz no WC. Vai melhorar a sua vida