Colesterol perigosamente alto tem um impacto muito negativo na saúde. É, aliás, considerado um 'assassino silencioso'. Por isso, Emily Leeming, dietista e cientista, escreveu um artigo para o DailyMail, onde partilhou algumas mudanças simples na alimentação que ajudam a controlar os níveis.
Leia Também: Contra o colesterol alto, nada melhor do que seguir estes conselhos
1- Coma mais kimchi. Geralmente, "a saúde do seu microbioma intestinal - a comunidade de bactérias e vírus no seu intestino - pode, entre outros benefícios para a saúde, ter um efeito significativo nos seus níveis de colesterol, e quanto mais diversificada for essa comunidade, melhor". Para estimular esta diversidade a especialista recomenda alimentos ricos em fibras, assim como os alimentos fermentados, como kimchi.
2- Consuma mais legumes como o grão-de-bico, o feijão-frade, o feijão preto e as lentilhas. "São fantásticos em muitos aspetos, incluindo a redução do colesterol", explica. Têm "muitas fibras solúveis que incham na água do intestino, formando um gel que envolve os ácidos biliares (que ajudam na digestão e absorção das gorduras)". E, claro, "estes ácidos também contêm colesterol LDL, pelo que o seu revestimento também os remove do corpo, o que significa que é excretado mais LDL".
3- Tente apostar em café de filtro ou instantâneo. Segundo a dietista, "existem estudos contraditórios sobre o café e o colesterol, mas pensa-se que pode diminuir a produção de ácidos biliares, reduzindo a quantidade de LDL que é excretada pelo organismo".
Leia Também: Níveis de colesterol demasiado altos? Coma isto mais vezes
4- Experimente alternativas vegetais. Explica que "os esteróis e estanóis vegetais são compostos que se encontram em alimentos como óleos vegetais, legumes e frutos secos e que são destruidores naturais do colesterol" e têm uma "estrutura semelhante à do colesterol e competem com ele pela absorção nos pontos de entrada do intestino". Quantos "mais esteróis e estanóis, menos colesterol pode ser absorvido".
5- Limite o consumo de manteiga. Infelizmente, "alguns produtos láteos, como a manteiga e as natas, aumentam o LDL mais do que o queijo ou outros produtos lácteos fermentados, como o iogurte e o kefir".
6- Beba chá verde regularmente. Citando um estudo de 2020, a especialista afirma que consumir "chá verde regularmente pode reduzir significativamente os níveis de LDL".
Caso não saiba, existem dois tipos de colesterol, normalmente, o "mau" (LDL), "aloja-se nas paredes dos vasos sanguíneos, formando depósitos de gordura capazes de obstruir o fluxo sanguíneo", explica. Já o "bom" (HDL) "transporta o excesso de LDL para o fígado, onde as lipoproteínas más são recicladas ou eliminadas nos resíduos".
Leia Também: Colesterol alto? Mantenha-se bem longe destas três bebidas